Para tornar o ambiente de compra e venda de energia mais simples e ágil, a CCEE anunciou seu reposicionamento de marca, com identidade visual e o tom de voz modernizados. Segundo o presidente do conselho de administração da entidade, Rui Altieri, além de simbolizar a busca por melhorias constantes nas soluções e serviços oferecidos ao setor, a campanha sintetiza o desejo da Câmara de manter a posição de facilitadora de um segmento que está cada vez mais dinâmico, com maior volume de operações e que pode ser menos burocrático sem deixar de ser seguro.
A perspectiva do futuro levou a CCEE a colocar em prática diversos aprimoramentos. Processos como a recontabilização express, uma alternativa mais rápida para a revisão e o recálculo caso haja mudança nos dados reportados pelos agentes durante a liquidação das suas posições financeiras no mercado de curto prazo. Até 2021, a tarefa podia levar mais de seis meses, até que o associado pudesse perceber o resultado da operação. Hoje, em boa parte dos casos, é possível observar os efeitos do reprocessamento já no mês seguinte ao da solicitação. Só em 2022, mais de 200 associados utilizaram o serviço.
Outra solução importante disponibilizada pela Câmara é a plataforma de integração, que funciona como uma ponte entre os sistemas da organização e os do agente, ou uma API, na sigla em inglês. A ferramenta permite a automatização de rotinas e o acesso a dados com rapidez, segurança e confiabilidade, reduzindo custo e risco operacional das empresas.
A CCEE também facilitou o processo de checagem da validade das certidões de adimplemento que emite, por meio da tecnologia Blockchain. Também abriu a possibilidade para que os agentes optem por um processo de migração de carga simplificada, o que agiliza o procedimento de saída do contrato com a distribuidora e a entrada no ambiente livre.
Para 2023, a Câmara de Comercialização definiu como um de seus temas estratégicos o que tem chamado de “evolução das operações de mercado.” Na prática, tem estudado maneiras de reduzir os tempos necessários para a contabilização e a liquidação financeira das suas operações, o que ajudará a tornar o setor ainda mais dinâmico.